A ama define cinco (5) áreas estratégicas de intervenção:
Tres áreas principais de foco tematico
1. Gestão dos Recursos Naturais
2. Educação Ambiental e Saneamento
3. Participação Comunitária
e duas áreas essencias adicionais:
4. Comunicação e Advocacia como área transversal e
5. Desenvolvimento Institucional como base geral
A Gestão dos Recursos Naturais
de forma sustentavel integra as componentes de recursos marinhos, recursos florestais e faunísticos, segurança alimentar, baseada na agricultura de conservação que integra a abordagens de maneio integrado da biomassa e conservação dos solos. Nesta área, as componentes de petróleo, gás, recursos minerais, sequestro de carbono e adaptação às mudanças climáticas são também parte integrante. Clicar para entrar na área.
A Educação Ambiental e Saneamento
integra as componentes de promoção de boas práticas de higiene e saneamento e educação ambiental, formal e não formal. Os aspectos de Género estão integrados em todas as intervenções e uma particular atenção é também dada à problemática do HIV/SIDA. Clicar para entrar na área.
A Participação Comunitária
compreende acções de promoção e fortalecimento dos mecanismos de participação e consulta comunitária com particular enfoque na prestação de contas e boa governação, promoção e fortalecimento das organizações comunitárias de base e dos Conselhos Locais, a promoção e fortalecimento da planificação distrital inclusiva. Clicar para entrar na área.
A Comunicação, Boa Governação e Advocacia
visa a promoção de campanhas e eventos ligados às questões ambientais, divulgação das actividades e acções da organização, divulgação da legislação e quadro legal das áreas de intervenção da organização, realização de estudos de monitoria de políticas públicas e desenvolvimento de acções de advocacia. Clicar para entrar na área.
O Desenvolvimento Institucional
integra as componentes de desenvolvimento e fortalecimento dos seus Recursos Humanos, incluindo os Trabalhadores, Membros, Activistas e Voluntariados, a elaboração, revisão e actualização de documentos de orientação estratégica, a promoção de sistemas de monitoria e o desenvolvimento e a implementação de instrumentos, ferramentas, programas e processos operativos orientados para resultados, sustentabilidade, profissionalismo, independência, autonomia, transparência e reconhecimento da ama. Clicar para entrar na área.