Comunicação e Advocacia

O Plano Estratégico da ama assume a área de comunicação e advocacia como transversal, pois integra-se em todas as áreas temáticas estratégicas de intervenção da organização com o objectivo de desenvolver acções de influência para uma implementação efectiva das políticas públicas das áreas de recursos naturais, ambiente, higiene e saneamento e participação comunitária para a defesa dos interesses dos “grupos mais desfavorecidos e sem voz”. Este objectivo é materializado por um lado através de acções de mobilização para criação e empoderamento dos mecanismos de participação e consulta e por outro lado, através da realização de estudos ou pesquisas de monitoria (recolha de evidências) para suportar as acções de advocacia das políticas públicas.

Pemba 03-12  (81) AMA MetoroAdvocacia para inclusão das preocupações das comunidades nos planos económicos e sociais de desenvolvimento distrital e participação da mulher. Uma das estratégias da ama em relação a esta área temática é de advogar ou influenciar para inclusão das preocupações das comunidades priorizadas através dos Planos de Desenvolvimento Comunitários dos CDCs e promover melhor coordenação e interligação entre os Comités de Desenvolvimento Comunitários / Conselho Técnico Distrital / Autoridade do Governo Local / Lideres Tradicionais e Religiosos. A ama promove encontros e workshops com membros dos CDCs para debater os planos de desenvolvimento com todos actores.

Participacao Comunitaria (1)Estes encontros constituem experiências ímpares de exercício da participação, liberdade de expressão e diálogo entre os membros do governo autoridades governativas locais e os membros das comunidades. Como um dos resultados cerca de 30 CDCs tiveram oportunidade de partilhar seus planos de desenvolvimento comunitário com as autoridades governamentais e estão a ser conduzidas acções de monitoria para verificar si as preocupações são de facto integradas no PESOD. De modo a impulsionar a participação da mulher nos mecanismos de participação e consulta comunitária como CDCs/FLs/CCs a organização promove um levantamento regular com objectivo de não só verificar o nível de representatividade e participação da mulher, como também o nível de funcionamento dos CDCs e FLs.

Pemba 03-12  (78) AMA MetoroEste relatório é partilhado com os órgãos principalmente com a sua liderança para elevar a sua consciência sobre a necessidade de participação da mulher e, como resultado em todos CDCs e FLs onde tem intervenções da ama a participação da mulher encontra-se acima dos 30%. Na área de gestão de recursos naturais e ambiente a ama prioriza a consolidação de alianças com redes e plataformas províncias e nacionais, como também o desenvolvimento de intervenções concretas de monitoria para suportar acções de advocacia.

No sentido do trabalho em redes a ama é membro do Grupo Temático de Recursos Naturais e Ambiente e de governação local ao nível da província de Cabo delgado e nestes grupos participa activamente na elaboração dos posicionamentos das OSC para o observatório. A nível nacional é membro da plataforma nacional de recursos naturais, do fórum nacional de bio–combustíveis e do fórum nacional de maneio comunitário de recursos naturais.

Desde 2011 ama esta a acompanhar com os membros do Grupo Temático de Recursos Naturais e Ambiente as actividades de exploração mineira levadas a cabo pela empresa Montepuez Rubi Mining, no Posto Administrativo de Namanhumbir distrito de Montepuez.