Educação Ambiental e Saneamento

A ama assume a educação ambiental e saneamento como parte integrante dos programas da organização. No início da organização esta área era a que mais se destacava em termos de intervenções, que conjuntamente com as autoridades do governo e do município eram levadas periodicamente acções de sensibilização sobre saúde, higiene e saneamento do meio, mas de alguns anos para cá esta área ficou relegada para o segundo plano principalmente nas zonas urbanas. Assim, como estratégia a educação e sensibilização de todos actores intervenientes incluindo a população para a redução dos riscos ambientais e de saúde humana, representa uma prioridade.

EA Agua e Saneamento conjunto 3 Fotos branco

Promoção de Práticas de uso de agua, de Higiene e Saneamento

Com o objectivo de redução dos riscos ambientais e de saúde humana, a ama promove actividades de orientação e sensibilização sobre o uso e tratamento de agua, “tipi-tapis”, latrinas etc. Também intensifica acções focalizadas no incentivo para melhoria dos sistemas de recolha/tratamento de resíduos através de campanhas de sensibilização das comunidades e municípios, bem como trabalhando com as instituições do governo aos níveis provincial e local para identificação de locais seguros para a deposição dos resíduos sólidos e promoção de campanhas de limpeza e recolha de resíduos sólidos.

Educação Ambiental formal

Educacao Ambiental (2)Na educação ambiental formal a ama conduz acções de advocacia para introdução de conteúdos ambientais e recursos naturais no currículo do ensino geral dos distritos, aproveitando os 20% do curriculum local. Também desenvolve acções de fortalecimento institucional das instituições de educação deste sector para correcta utilização desta ferramenta, com destaque para professores, pessoal do sector de educação do nível provincial e distrital e conselhos de escolas. Assim foram produzidos e alocados a varias escolas de diferentes níveis multiples manuais para estudantes e para professores.

Educação Ambiental não formal

Agua e Saneamento (3)Com esta metodologia a ama prioriza acções visando a adopção de medidas sustentáveis de saneamento do meio, através da promoção do uso de latrinas melhoradas, sensibilização das comunidades sobre medidas de higiene, conservação e uso correcto das fontes de água e a adopção de práticas adequadas para o sequestro de carbono, reduzindo a emissão e incidência de poluentes sobre as águas marítimas e interiores.

Desenvolve-se entre outras acções de mobilização das comunidades através das abordagens PHAST e o CLTS / SANTOLIC, “saneamento total liderado pela comunidade”, onde as próprias comunidades são envolvidas nas actividades de promoção de práticas de higiene e saneamento com bons resultados. Paralelamente as acções de mobilização para construção de latrinas, a ama através dos activistas promove práticas de lavagem correcta das mãos depois do uso das latrinas e antes das refeições. São também demonstrados modelos de gestão de lixo como aterros sanitários e conservação de louça (copas).

Exemplos do trabalho prático nesta área:

  • Projecto Desenvolvimento Comunitário e Gestão sustentável dos Recursos Marinhos na ilha de Ibo com WWF
  • Projecto de Higiene e Saneamento no Parque Nacional das Quirimbas (PHSPNQ) com WWF,
  • Educação Ambiental Móvel nas Escolas de Ancuabe (EAE) com DFE.
  • Projecto de Governação, Agua e Saneamento (PROGOAS) com a HELVETAS (HSI)