OSOL – Projecto Our Sea, Our Life

Nome completo do Projecto: Our Sea, Our Life (Nosso Mar, Nossa Vida)
Abreviação: OSOL

A associação do meio ambiente – ama, em parceria com as ONG’s do Reino Unido, BIOCLIMATE e ZSL (Zoological Society London) criaram laços para a implementação do Projecto OSOL na zona norte de Moçambique, na província de Cabo Delgado, nos distritos de Palma, Mocimboa da Praia e Ibo. O objectivo geral do Projecto consiste em Desenvolver soluções comunitárias de forma sustentável e financiada para cumprir os compromissos de protecção costeira e marinha de Moçambique sob a Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica. Em outras palavras pode-se dizer que busca-se desenvolver mecanismos e capacidade para reforçar e sustentar o engajamento das comunidade na co-gestão de áreas marinhas e costeiras, de maneira a envolver mulheres e diversificar as fontes de rendimentos das pessoas dependentes dos recursos marinhos. O projecto está focalizado no trabalho com as mulheres residentes ao longo da costa dos distritos supra citados, que praticam a pesca no seu dia-a-dia; pescadores; Conselhos Comunitários de Pesca – CCP; Grupos de Poupança e Créditos Rotativos – PCR; e as comunidades que no geral dependem dos recursos marinhos para garantir o seu sustento diário. Desta forma, apoia esses grupos a desenvolver práticas de co-gestão de recursos e a explora-los de forma sustentável.

DADOS PRINCIPAIS
Parceiro: BIOCLIMATE e ZSL (Zoological Society London)
Fundos: DARWIN INITIATIVE, GPAF, EUROPEAN UNION and FONDATION ENSEMBLE
Inicio
 31.07.2013 Fim
11.12.2018  Duração  5 anos
Orçamento em MZN aprox. 110 Milhoes Tipo Desembolsos Trimestral
Área geográfica de intervenção: Parte costeira do norte de Cabo Delgado
GRUPOS ALVO
ACPE – Associação Comunitária de Poupanças e Empréstimos, nestes grupos será constituídos por mulheres que realizam a pesca nas zonas de interdal e aos homens que desenvolvem as suas actividades nas zona de recifes de corais.
Associações de mulheres responsáveis pela zona de repouso de interdal (zona que se pode pescar a pé, sem que haja necessidade de usar barco)
CCPs  – Conselhos Comunitários de Pesca, estes grupos serão constituídos por membros residentes na mesma aldeia e que tem experiencia ou realizam as atividades de pesca e/ou pessoas influentes na comunidade, que consigam influenciar outros membros da comunidade a adoptarem melhores praticas de gestao de recursos marinhos.  

linha separador 3 meioObjectivos especificos

  1. Assegurar a participação na co–gestão costeira por parte das mulheres e outros membros de comunidades;
  2. Melhorar a segurança alimentar das famílias através de promoção de outras actividades de rendimento alternativas a apesca;
  3. Incentivar actividades de gerenciamento de recursos marinhos através de receitas de serviços eco sistémicos;
  4. Sensibilizar as comunidades no uso de artes de pesca sustentáveis.

Actividades principais

  • Criar grupos de ACPE – Associação Comunitária de Poupanças e Empréstimos;
  • Criar CCPs- Conselhos Comunitários de Pesca;
  • Apoiar Associações de mulheres para a gestão das áreas de colecta de polvo, ostra, macaza e outra espécies que pode se coletas sem precisar de usar o barco ou seja algum transporte;
  • Fazer recenceamentos socio economicos de modo a aferir ate que ponto as comunidades melhoram o seu nivel de vida ao longo da implementacao do projecto.

Importa referir que o OSOL, foi concebido olhando pelas experiencias do Projecto DCGSRM implementado pela ama no Distrito de Ibo entre 2005 a 2011 que criou grupos de poupanças, trabalhou no engordo de Caranguejo do mangal, na criação das zonas rotativas de ostras no reflorestamento de mangal e na criação de CCPs.

Uma das actividades maiores representa a ligação e criação dos PCR – Poupanças e Créditos Rotativos que são denominados por ACPE – Associação Comunitária de Poupanças e Empréstimos com os diferentes grupos existentes nas comunidades é mais tocantes aos grupos de mulheres vulneráveis que praticam a pesca, divorciadas, viúvas e as que são responsáveis das famílias (+ dependentes).

O Projecto desenvolve acções, com os membros locais como o caso de formação de grupos de CCPs e Associação de Mulheres responsáveis na gestão dos recursos marinhos nas zonas de interdal. Com esse projecto, espera – se que sejam criadas zonas rotativas de coleta de recursos que habitam nas áreas “interdal”.

Para enquadrar o resto dos membros de cada comunidade, serao criados comités de observadores a ser constituidos pelos vários líderes ou representantes de cada comunidade com vista a fazer parte das ações de Co – Gestão dando o seu parecer em termos de abordagem e de que forma a abordagem chega de ser recebido nas comunidades.