Projectos e Parcerias

O ano de 2005 abriu a era de parcerias para a organização com o aparecimento dos primeiros projectos nas áreas gestão sustentável de recursos marinhos e desenvolvimento comunitário e como resultado, foram firmadas parcerias com organizações nacionais e internacionais.

Entre os maiores parceiros da ama destacam-se: HELVETAS-SUISS INTERCOOPERATION, INTERMON OXFAM, ACTION AID, WWF MOÇAMBIQUE, DFE-DANISH FORESTRY EXTENSION, DIAKONIA, ZSL-ZOOLOGICAL SOCIETY LONDON, BIOCLIMATE, MASC, COOPERACAO FRANCESA, MS-MOÇAMBIQUE, HORIZONT3000, AUSTRAL-COWI, ITC (KPMG).

Além dos parceiros de financiamento, dos projectos e do desenvolvimento institucional a ama interage com organizações e redes de organizações da sociedade civil nacionais e internacionais que partilham os mesmos ideias e áreas temáticas de intervenção como por a exemplos a, JUSTIÇA AMBIENTAL, KEPA, CIP, GRUPOS TEMATICOS, etc.

A ama tambem tem estabelecido parcerias com várias instituições locais, particularmente do Estado, como as Direcções – Provincial da Agricultura, Coordenação da Acção Ambiental, Geografia e Cadastro, Educação e Cultura, Saúde, Mulher e Acção Social assim como com os Municípios de Pemba e Montepuez, o Parque Nacional das Quirimbas (PNQ), o Núcleo Provincial de Combate ao HIV-SIDA, e os Governos Distritais e respectivos Postos Administrativos, com a finalidade de mobilizar recursos e capitalizar sinergias para a materialização dos seus objectivos. Com estas instituições continuarão a ser estabelecidas parcerias baseadas em memorandos de entendimento, nos quais estarão claramente definidos os papéis e responsabilidades de cada parte e um sistema de monitoria e avaliação de cada parceria. Existem outros parceiros de apoio pontual e especifico como por exemplo a empresa Inforlider.

Cooperação e Comunicação

A ama, como uma organização da sociedade civil prioriza a sua inserção em redes e grupos temáticos de organizações com a mesma visão e objectivos na área de recursos naturais e ambiente, baseado no pressuposto e convicção de que juntos se pode alcançar melhores resultados.

Como estratégia para consolidar a sua interacção e cooperação com os parceiros de financiamento e promover cada vez mais a transparência nos processos, ama introduziu uma inovação de participação através da institucionalização do „Comité de Parceiros“ da ama (CPama).

Este órgão foi especificamente criado para promover uma plataforma de comunicação e discussão e assegurar o apoio na coordenação, orientação, supervisão e avaliação do progresso global dos projectos da ama e na gestão de fundos comuns.

linha separador 3 meio

Projectos em curso

Abreviação Nome Completo Parceiro / Financiador
 PROGOAS   Projecto de Governação, Agua e Saneamento  HELVETAS (HSI)
GTRNA  Grupo Temático de Recursos Naturais e Ambiente Auto Financiamento
DI  Desenvolvimento Institucional com Diakonia WEEFECT
OSOL Our Sea, Our Life (Nossa Mar, Nossa Vida) BIOCLIMATE & ZSL / GPAF, UE, DARWIN, FE
PLD ACTION AID Moçambique

Projectos Terminados

Abreviação Nome Completo Parceiro / Financiador
FEFA Extensão Florestal para Agricultores de Ancuabe DFE Danish Forestry Extension / DANIDA
MVS Meios de Vida Sustentavel Intermon Oxfam
DCGSRM Desenvolvimento Comunitário e Gestão Sustentável de Recursos Marinhos WWF / DANIDA
 EAE  Educação Ambiental nas Escolas de Ancuabe e Montepuez DFE Danish Forest Extension / DANIDA
 PHSPNQ  Higiene e Saneamento no Parque Nacional das Quirimbas
(Improving School-based Hygiene and Sanitation in Quirimbas National Park, Mozambique)
 WWF Moçambique / WWF USA / Johnson & Johnson
 FOSC (FCEISHOSC)  Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil
(Fortalecimento das Capacidades Económicas, Institucionais, Sociais e Humanas das Organizações da Sociedade Civil de Cabo Delgado.)
 ACTION AID Moçambique / AECID
 SAAN  Segurança Alimentar e Agronegócios HELVETAS (HSI)
 GTRNA Grupo Temático de Recursos Naturais e Ambiente  Cooperação Francesa/MASC